quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mangá: Aishiteruze Baby

Manga-ká: Maki Youko

Olá bom dia a todos!!

Hoje estou de folga uhuuuu!

Estou aproveitando pra arrumar umas coisinhas aqui no blog e também pra arrumar meus mangás e livros, pois já me mudei mas de 3x nestes últimos tempos que tudo acabou sendo guardado de qualquer jeito...

Bom e foi arrumando meus mangás que me deparei com uma vontade imensa de re-ler Aishiteruze e depois veio a vontade de compartilha-lo novamente na net (este foi um dos mangás que li e fiz review pro meu antigo blog e que posteriormente foi licenciado por aqui).

Bom espero que gostem...



Resenha



Kippei Katakura é um garoto de 17 anos irresponsável, preguiçoso e mulherengo. Ele tem uma namorada para cada ocasião, mas a folga do rapaz acaba a partir do momento que ele recebe um telefonema de sua irmã mais velha Reiko, que o intimida a ir direto para casa. Quando ele chega em casa ele é surpreendido com a notícia de que terá que cuidar de sua priminha de apenas 5 anos Yuzuyu, pois a mãe dela desapareceu a abandonando.

Agora Kippei terá que se virar para leva-la e busca-la na escolinha todos os dias, fazer seus obentôs (um tipo de marmita japonesa para uma pessoa. Um bentô tradicional contém arroz, peixe ou carne e legumes), ele sentirá na pele o que é ser um pai solteiro com 17 anos.

No início é claro que Kippei se sente vítima e questiona o por que dele ter sido escolhido para tal função, mas comovido pela tristeza da pequena Yuzuyu por ter sido abandonada ele resolve se dedicar a cuidar dela até que sua mãe volte, mesmo sabendo que para isso ele sacrificará seus momentos de lazer.

É claro que em Aishiteruze Baby não acompanhamos apenas Kippei se virando para cuidar de Yuzuyu, afinal tanto Kippei quanto Yuzuyu precisam ir para escola, onde existem outras pessoas que os cercam. Após começar a tomar conta de Yuzuyu, Kippei começa também a prestar mais atenção nos sentimentos das pessoas ao seu redor (mais precisamente nos das mulheres^^) e assim ele encontra a garota que fará com que ele largue seus dias de Dom Ruam. O nome dela é Kokoro, uma aluna exemplar. 


Na escolinha de Yuzuyu ela convive é claro com outras crianças, crianças que também tem seus lados perversos, que riem dos obentôs improvisados de Kippei, que dizem que não podem brincar com ela porque ela não tem mãe, entre outras traquinagens.

Mas qual será o final ideal pra doce Yuzuyu e para o Kippei, o que eles levaram desta fase doce e dolorosa da vida?

Aishiteruze Baby e Assuntos Sérios

Para quem leu o resumo acima e ficou com a impressão de que o mangá narra apenas uma história leve recheada de comédia se enganou, pois além da manga-ká mostrar os sentimentos da pequena Yuzuyu por ter sido abandonada, temos também alguns outros assuntos sérios relatados no mangá alguns relato abaixo.

Violência contra crianças

Temos no mangá duas situações de violência contra crianças, a primeira é quando somos apresentados a uma misteriosa garota do colégio do Kippei, que é obcecada pelo rapaz. Ela se sente ameaçada quando percebe que Kippei se importa muito com Yuzuyu e resolve seguir Kippei que busca Yuzuyu todos os dias na escolinha. Assim que Kippei descuida um pouquinho de Yuzuyu no parquinho a garota aparece para maltrata-la, ameaçando e dizendo coisas que não se devem dizer a uma criança. Outra situação acontece, mais a frente na história, Yuzuyu conhece na escolinha um pequeno garotinho chamado Shouta. O garoto é um pouco imperativo e esconde em seu corpo hematomas, os quais descobrimos que são feitos por sua mãe que desconta no pequeno menino seus problemas e frustrações.

Bullying

Antes de mais nada: Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro(s) indivíduo(s) incapaz(es) de se defender. (fonte Wikipédia).

Quando conhecemos Miki, que é prima paterna de Yuzuyu, pensamos que ela será uma antagonista psicopata que fará um inferno na vida de Kippei e Yuzuyu, o que não acontece, já que Miki é vítima de Bullying em sua escola incentivado pelo seu próprio professor. Através desta personagem a manga-ká mostra os sentimentos de angustia, raiva e auto flagelação pelo qual uma vítima de bullying passa.

Personagens


Kippei Katakura

No início do mangá ele é um jovem de 17 anos despreocupado que vive atrás de garotas, não levando nenhuma delas a sério. Mas quando descobre que ficará responsável por sua pequena prima de apenas 5 anos Yuzuyu, aos poucos ele vai tomando juízo e tendo cada vez mais carinho por sua pequena prima. Ele sempre sorri e trata todos bem.



Yuzuyu Sakashita

Meiga, obediente e muito esperta. Ela chega a se sentir culpada, achando que foi responsável por sua mãe tê-la abandonada. Ela se apega muito ao seu primo Kippei dizendo várias vezes que ele é a pessoa que ela mais ama.




Kokoro Takunaga

Desde o começo é evidente que ela sente algo pelo Kippei. Kokoro é uma garota tímida e fechada, perdeu sua mãe ainda muito pequena. Após seu pai se casar de novo ela decide ir morar sozinha.




Reiko Katakura

Irmã de Kippei, tem um gênio muito forte, dominadora e autoritária, vive pegando no pé de Kippei. Mas é evidente sua preocupação e carinho por todos da família incluindo Yuzuyu, tanto que chega a dizer que caso eles não tivessem condições de cuidar da Yuzuyu ela tiraria dinheiro de seu próprio bolso.





Satsuki Katakura

Ele é o irmão mais novo de Kippei (12 anos), o mais quieto da família, não gosta muito de crianças, mas tem um grande coração.




Marika

Aluna na mesma escolinha de Yuzuyu, no início não é muito amigável com a pequena Yuzuyu, chegando a dizer que sua mãe proibiu ela de brincar com Yuzuyu por que ela não tem mãe. Assim que vê Kippei pela primeira vez Marika se apaixona e acaba se aproximando de Yuzuyu se tornando sua melhor amiga. Ela é uma criança reclamona e geniosa.



Shouta nashiya

Amiguinho da escola de Yuzuyu, ele é alegre, agitado e travesso. Se aproxima rápido de Yuzuyu conquistando o pequeno coraçãozinho dela. 






Miki Sakashita

Prima da Yuzuyu aparece dizendo que veio para buscar Yuzuyu. Ela fica hospedada na casa de Kippei até que eles resolvam a situação. Ela carrega em seu coração muito sofrimento, pois passou a ser vítima de bullying em sua escola.



Ayumi kubota

Ela é da sala de satsuki, vive chegando atrasada pois trabalha como modelo. É apaixonada por Satsuki, porém da ouvidos as garotas da sala que envenenam sua mente com mentiras dizendo que Satsuki não gosta de meninas de cabelos curtos, altas e que ele não gosta dela ser modelo.



Aki

Amiga energética de Kokoro, ela fala pelos cotovelos, mas tem um grande coração e se importa muito com Kokoro e Motoki. No volume 6 tem um capítulo extra com uma pequena história da Aki.




Motoki

Amiga de Kokoro e Aki ela é a representante de classe sala do Kippei, diferente de Ako Motoki só fala quando necessário. Se importa muito com suas amigas estando sempre pronta a ajuda-las.






Akari Ooga

Aluna transferida para sala de Kippei, seus pais trabalham muito a ponto de quase não pararem em casa e assim sobra pra ela a responsabilidade de cuidar de sua pequena irmã 
Aya.



Aya Ooga

Irmãzinha de Akari Ooga, muito apegada sua irmã pois sua mãe trabalha muito. Acaba sendo matriculada na mesma sala da escolinha de Yuzuyu e elas logo se tornam amigas.




Informações Mangá

Publicado em 2002 na Ribon (Shueisha), totalizando 7 volumes. O mangá em 2004 foi adaptado para versão animê com um total de 26 episódios, pela produtora Tokyo Movie. No Brasil foi publicado pela editora Panini.

Comentário

O primeiro mangá que li da Maki Youko foi Sora Sora, que mesmo com apenas um volume me conquistou ao ponto de eu correr atrás de ler suas outras obras, e assim conheci sua obra mais famosa Aisheteruze Baby. Bom conferi e simplesmente me apaixonei pelos personagens que são muito carismáticos. Me identifiquei muito com a história e me vi em diversas cenas em que o Kippei está aprendendo a cuidar de Yuzuyu, afinal fui pai novo e tive de aprender tudo praticamente sozinho, e posso dizer com toda certeza que o Kippei ainda teve mordomia, afinal ele não passou pela fase das fraldas^^.

Aishiteru Baby é um daqueles mangás que além de divertir, tem uma história bonita e até mesmo fofa e também cumpre o papel de conscientizar relatando assuntos mais sérios como os já citados acima...

Finalizando super indico Aishiteruze Baby para quem gosta de uma boa história com um leve toque de inocência, fofura, uma pitada de comédia e drama.

Dica de download

O mangá foi licenciado pela panini mas atualmente esta com quase todas as edições esgotadas. Mas neste scan o mangá esta completo Chrono Scanlator
Já o animê você encontra no site Sakura Animes.

Confira resenhas de outros mangás da Youko Maki AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário