segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mangá/Ovas: Tokyo Babylon

Manga-ká: CLAMP

Boa noite!!

E assim trago aqui a segunda e última resenha de hoje... E sim de mais um mangá do grupo clamp... Mas desta vez um shounen-ai e um dos mangás delas que mais gosto, pois se trata de mais um mangá delas que me surpreendeu muito... 

Bom espero que gostem...


Resenha



A história tem como cenário Tokyo que, como toda metrópole, é repleta de pessoas solitárias, stressadas, ansiosas e depressivas. É neste cenário que Subaru Sumeragi, um onmyoji (é como se fosse um mago) de apenas 16 anos e atual líder do Clã Sumeragi, trabalha ajudando pessoas a se libertarem de pertubações muitas vezes espirituais.
No mesmo prédio em que Subaru reside sua irmã gêmea, Hokuto, também tem seu próprio apartamento (mas pode-se dizer que ela mora no apto. de Subaru, não sai de lá). Hokuto não é tão poderosa como seu irmão, mas é muito mais habilidosa em analisar o caráter das pessoas, além de ser uma excelente estilista.

Para completar o trio de personagens temos o sempre sorridente e, aparentemente, muito calmo Seishiro Sakurazuka, de 25 anos. Um jovem veterinário que é um membro da Sakurakuzamori, um clã de assassinos que também utilizam magia. Seishiro é um personagem muito misterioso, tanto que desperta em Hokuto a desconfiança, mas ele disfarça com um sorriso no rosto.

Seishiro se declara apaixonado por Subaru, que pensa que as palavras de Seishiro são apenas brincadeiras. Neste conturbado relacionamento entre tantos trabalhos estranhos de Subaru temos as hilárias piadas de Hokuto, que está sempre jogando seu irmão nos braços de Seishiro.

Seishiro esconde muitos segredos e aos poucos vai se revelando um homem completamente diferente do homem calmo e prestativo que aparenta ser. Sua doçura e seus sorrisos vão aos poucos sumindo, levando a história a um final triste e trágico.

Uma característica do mangá Tokyo Babylon é que os capítulos, na maioria, não dependem um do outro para que o leitor possa entender o que está acontecendo (principalmente do volume 1 ao 5). Isso não significa que não é necessário a leitura dos 7 tankobons, pois aos poucos a história vai seguindo seu enredo, assim como a cada volume acompanhamos o desenvolvimento dos personagens e o relacionamento entre eles.

Além disso Tokyo Babylon não é o fim da história dos personagens Subaru, Hokuto e Seishiro, já que em X-1999 eles voltam a aparecer e lutam em lados opostos durante a batalha final que decidirá o futuro da humanidade.

Personagens


Subaru Sumeragi

Com apenas 16 anos ele é o atual líder do Clã Sumeragi, um poderoso onmyoji que protege o Japão espiritualmente a 13 gerações. Muito gentil, Subaru se importa muito com as pessoas ao seu redor, tanto que dá mais importância aos outros que a si mesmo. No decorrer do mangá, ele passa a ter um sonho de sua infância, onde encontra uma arvore de cerejeiras florescendo fora de época. Em baixo da árvore ele encontra um misterioso homem esse que faz uma aposta, a qual ele não consegue ouvir direito. Subaru, a princípio, não sabe que este sonho na verdade não é apenas uma lembrança que foi apagada de seu passado. Subaru na verdade não queria exercer a profissão de onmyoji e sim trabalhar em um zoológico cuidando de animais, mas não pode realizar seu sonho já que tem que liderar o clã Sumeragi.


Hokuto Sumeragi

Muito alegre e divertida ela é a irmã gêmea de Subaru, mas não tem tantos poderes como ele e nem domina quase nenhuma magia. Em compensação ela é muito mais observadora quando se trata de julgar o caráter das pessoas. Vive fazendo piadinhas e jogando seu irmão nos braços de Seishiro, mesmo desconfiando da personalidade dele. Ela sabe que somente Seishiro seria capaz de ser especial para Subaru. Hokuto também é uma ótima cozinheira e estilista, sempre fazendo ótimas roupas para ela e Subaru.


Seishiro Sakurazusa

Este sempre calmo e sorridente veterinário na verdade é um dos membros do clã de assassinos Sakurakuzamori. Aos poucos descobrimos que ele na verdade é muito poderoso, até mesmo mais poderoso do que Subaru em ministrar magias. Seus objetivos, a princípio, parecem ser de apenas proteger Subaru e conquistar seu coração, mas no decorrer da história conhecemos sua verdadeira personalidade e descobrimos seus verdadeiros objetivos, que passam longe de serem estes.

Informações Mangá

O mangá foi seriado na Wings (Shinshokan) de1990 a 1993, tendo no total 7 volumes com 18 capítulos.

Os OVAS

Tokyo Babylon em 1992 e 1994 teve uma série de OVAS divididos em 2 episódios de aproximadamente 45 minutos cada. Nos OVAS não é revelado os verdadeiros objetivos de Seishiro e as histórias são completamente diferentes das vividas por Subaru e cia no mangá. O que não significa que os OVAS sejam ruins, pelo contrário eu gostei muito e tenho certeza de que não desagradou os fãs da série.

1º OVA

No primeiro OVA Subaru é contratado por uma empresa de construção para investigar uma suposta maldição que não permite que eles terminem a construção de um edifício. Inúmeros acidentes acontecem no local e em todos há a participação de um homem chamado Nagano, que misteriosamente sai ileso de todos os acidentes sem um arranhão. Para polícia ele é o suspeito, mas para o atual presidente da companhia isso tudo é um fenômeno sobrenatural. É quando surge uma garota que está sempre acompanhada de seu cão que as coisas vão se encaixando e agora Subaru terá de desvendar o que está por traz destes estranhos acontecimentos.

2º OVA

Neste segundo episódio Subaru acaba sendo testemunha de um estranho assassinato no metrô. Quando os policiais vão fazer a perícia no local do crime ele conhece uma mulher chamada Mirei, que tem o dom de Pré-cognição (é quando a pessoa tem uma visão de algo que já aconteceu em uma época passada). Ele fica impressionado e triste com o dom de Mirei e acaba se envolvendo nas investigações para descobrir quem é o assassino.

Eu adorei os OVAS e me surpreendi muito com o rumo com que as histórias tomam, mesmo não seguindo os acontecimentos do mangá achei os OVAS ótimos.

Comentário

Bom se você é fã de Shounen-ai (relacionamento homossexual sem sexo explicito, muitas vezes só insinuação) deve estar muito feliz e ansioso(a) para ler Tokyo Babylon. Creio que se você que está lendo é um grande fã Shounen Jump não deve ter ficado muito empolgado com o mangá, mas não se engane, a maioria das obras do CLAMP tem insinuações homossexuais, seja entre homens ou entre mulheres. Claro que isso não desmerece a obra. Em nenhum momento, em Tokyo Babylon, você verá uma sena de beijo ou qualquer coisa entre Subaru e Seishiro (o que pra mim é uma pena :/). Tokyo Babylon não perde em nada quando se trata de ação relacionado a um Shounen. E para quebrar preconceito finalizo dizendo que dizer que em muitos Shounens encontramos também insinuações Shounen-ai, me lembrei de Yuyu Hakusho, por que será?

Bom finalizando esta é mais uma das obras do CLAMP que valem muito apena ser conferida...

Dicas

Mangá

O mangá foi publicado aqui pela editora JBC, no formato tankobon com porsteres coloridos, e pode ser encontrado em livrarias especializadas ou lojas virtuais.

OVAS (Animê)

Você pode encontrar os ovas online no site Animes Online.

Art Books

O download do art book pode ser feito neste blog. O link está ativo, eu mesmo testei. E assim chego ao final de mais uma postagem, caso algum dos links não esteja pegando entre em contato para que eu atualize.


Um abraço a todos e até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário