quinta-feira, 26 de março de 2015

Mangá Karekano (Kareshi Kanojo no Jijou)

Manga-ká: Masami Tsuda

Boa tarde!!!

Bom eu ainda não peguei o ritmo e por isso não estou conseguindo atualizar o blog como eu queria...

E assim hoje venho com mais uma postagem de um dos meus shoujo mangás preferidos, uma obra na minha opinião clássica...

Tentei ao máximo não dar spoilers mas confesso que foi muito difícil... Bom espero que gostem...

Resenha




Miyazawa Yukino acaba de entrar para o colegial, onde ela é uma das garotas mais populares da escola isso por que ela tem ótimas notas, está sempre arrumada, ajuda a todos e tem um temperamento muito calmo. Mas nada disso é verdade pois Miyazawa esconde uma terrível personalidade e para ser idolatrada por seus colegas da escola ela faz qualquer coisa até mesmo passar horas estudando e fingir ser uma garotinha doce.

Porem existe alguém que esta arruinando os seus planos, Soichiro Arima, um estudante igualmente brilhante nos estudos, bonito e que trata sempre todos muito bem chamando tanta atenção ou mais quanto Miyazawa. E assim nossa heroína passa a ter um grande objetivo "Superar seu grande rival", o que ela percebe não ser nada fácil. Yukino acha que sua vitória já está no papo quando Arima se declara para ela e ela é claro o rejeita, porém isso não quer dizer que Arima tenha desistido e quando ele resolve ir à casa de Yukino para lhe emprestar um cd ele acaba por um descuido de Yukino descobrindo sua terrível personalidade. Na manhã seguinte após o acontecimento Miyazawa fica na expectativa de quando seu segredo será finalmente revelado, porem os dias vão se passando e quando ela pensou que seu rival Arima não fosse contar a ninguém sobre sua verdadeira personalidade, ela tem uma amarga surpresa pois ele a chantageia e assim ela passa a fazer todos os deveres de Arima, descobrindo assim que ele também não é nada do que aparenta.

Aos poucos os sentimentos de Miyazawa em relação ao seu até então rival Arima, vão se moldando e ela se descobre apaixonada por ele e assim é dado início ao grande romance cheio de reviravolta.


E assim quando Miyazawa já não faz mais muita questão de esconder seu jeito de ser surge Maho, uma garota com um forte senso de liderança que coloca todas as garotas da sala contra Miyazawa a fazendo perceber que ela nunca teve e nunca fez questão de ter amigas de verdade e que sempre esteve sozinha só para poder impressionar a todos e ser a primeira em tudo. É apartir deste ponto que temos uma amostra da verdadeira força e determinação da protagonista, pois sem a ajuda de seu namorado ela decide que revertera a situação. Ao mesmo tempo que Miyazawa luta contra a situação em sua sala ela enfrenta uma grande batalha contra a amiga de infância de Arima Tsubasa que voltou a escola depois de se recuperar de um acidente.

Acompanhamos assim neste primeiro arco da história nossa protagonista aprendo a ser verdadeira consigo mesma e para com os outros... Mas Yukino ainda enfrentará problemas mais sérios quando o passado sombrio de Arima volta a atormenta-lo.
Mas nossa protagonista não está nem um pouco disposta a perder sua felicidade e embarca em mais uma batalha, está meio que as escuras, pois Arima dificilmente se abre com ela preferindo assim se afastar, colocando este bonito romance em risco.

Capítulo destaque (na minha humilde opinião é claro)

Os capítulos que eu mais gosto e destaco pertence ao volume 9 do ato/capítulo 38 ao 42, quando Miyazawa, Maho e Tsubasa encenam a peça Neves de Aço que Aya escreveu no festival da escola, parece uma outra história, um outro mangá dentro do mangá de Karekano, o roteiro da peça é muito bonito, poético mesmo se tratando de uma história de ficção cientifica. Na peça Yukino interpreta o cientista que inventou os androides, que agora mora isolado em um pequeno planeta com sua robô muito velha e cheia de defeitos (Tsubasa). Após anos vivendo uma vida rotineira ele tem a visita de um outro androide (Maho) este muito mais avançado e inteligente o bastante para superar seu próprio criador. 
Bom os capítulos que dão sequência a peça ao mesmo tempo que nos dá a impressão de haver um outro mangá dentro de Karekano, deixam nítido também a sua importância para o enredo, pois Arima se identifica muito com a peça lhe parecendo que foi escrita encima de seus conflitos pessoais e é por isso que eu achei que estes capítulos foram uma jogada de mestre da manga-ká Masami Tsuda.

Alguns Personagens


Yukino Miyazawa

Muito inteligente está sempre em primeiro lugar no ranking de notas da escola, ela é como um ídolo da escola sempre elogiada e bajulada pelos alunos. Mas na verdade Yukino esconde uma personalidade completamente distinta da que ela representa na escola. Com o tempo e após se apaixonar por Arima acaba se desapegando a esta forte vontade de ser o centro de atenção o que é claro poderá lhe colocar em maus lençóis por um tempo, já que a garota mentiu para todos, Miyazawa em resumo é muito corajosa e determinada se tornando assim a garota perfeita para livrar Sôichiro de seus traumas.

Sôichiro Arima

Inteligente, bonito e muito popular Sõichiro acaba mesmo que sem querer se tornando o grande rival de Miyazawa, mas na verdade Arima é apaixonado por Miyazawa desde o inicio e quando finalmente ele consegue entrar no coração orgulhoso da nossa protagonista se torna um ótimo e doce namorado, mas as coisas estão longe de serem um mar de rosa pois o terrível passado de Arima volta a assombra-lo cada vez mais forte e sombrio.

Hideaki Asaba

Se torna o melhor amigo de Arima e o único a conhece-lo e entende-lo de verdade. No início o grande interesse de Asaba em Arima era fazer dele seu parceiro para que os dois juntos pudessem ter um grande haren de garotas bonitas, mas seu plano é claro deu errado em parte graças a Miyazawa o que o fez declarar guerra a garota, mas logo os dois se tornam grandes amigos e assim passam a dividir o Arima. Hideaki foi apelidado pelas irmãzinhas de Miyazawa de Asapin.
  
Maho Isawa

No início aparece como uma grande inimiga de Miyazawa pois foi uma das únicas que realmente enxergou além da máscara dela isso por que Miyazawa era tudo o que Maho queria ser. Passado a grande turbulência entre ela e Mayazawa elas acabam por se tornar grandes amigas o que contribiu muito para a personalidade das duas mas principalmente para Maho que acaba se soltando um pouco mais. Sonha em ser dentista e só fala quando necessário.

Tsubasa Shibahime

Não se engane com a aparência doce e frágil desta garotinha pois ela sabe lutar pelo que quer, no início do mangá nutre um forte sentimento por Arima seu amigo de infância, o que a torna um terrível inimiga para Miyazawa, mas no decorrer da história as coisas mudam. E quando ela conhece o filho da mulher com quem seu pai se casara os seus sentimentos se voltam a ele. Tsubaki é muito calada e se apega muito fácil a todos, por ser muito bonitinha e pequenina acaba meio que se tornando a mascote da turma. Um dos seus grandes talentos é comer quantidades enormes de comida (principalmente doces) e não engordar.

Tsubaki Sakura

Menina moleca, Tsubaki é a capitã do time de vôlei, está sempre junto de Tsubasa, Aya e Rika. Conhece Tsubasa desde muito pequena por isso se importa muito com o bem estar da amiga. Quando ela se junta com Aya pode ter certeza que alguma travessura resultará e uma das principais vítimas é a Tsubasa é claro. Tsubaki é muito animada e adora garotinhas bonitas o que a faz um par perfeito com Hideaki, o que nem passa pela cabeça dos dois é claro, os tornando até mesmo rivais. Ela é meio desajeitada quando se trata de coisas do coração e tem o grande sonho de viajar pelo mundo visitando ruinas antigas.

Rika Sena (na esquerda)

Muito calma e doce, Rika é a pessoa mais equilibrada da turma sempre tentando manter a paz principalmente entre o trio Tsubasa, Tsubaki e Aya. Rika é ótima com afazeres domésticos e está sempre apoiando e ajudando sua amiga Aya quando ela tem que se isolar para escrever suas histórias. Tem o sonho de trabalhar com moda o que a torna uma grande fã do pai de Tsubasa que é um grande estilista.

Aya Sawaka (na direita)

Amiga de infãncia de Rika, Aya é aquele tipo de pessoa mandona, mas que tem um grande coração. Conhece Rika desde muito pequena, sempre a fazia chorar com algumas de suas brincadeiras, além de usar Rika para fazer coisas para ela. Mas isso não significa que Aya não valorize ou goste de sua amiga ao contrário ela se importa e muito. Aya tem um grande talento para escrever e poderá no futuro ser uma grande escritora.

Kazuma Shibahime

Se torna “irmão” de Tsubasa quando sua mãe uma enfermeira se casa com o atrapalhado pai dela. Kazuma é um garoto doce, aquele tipo de pessoa que simpatiza a todos muito fácil. Ele é o vocalista de uma famosa banda independente chamada Yin & Yang. Kazuma se apega muito a Tsubasa e os dois passam a querer estar sempre juntos...


Tonami Takefumi

Estudou no ginasial com Arima, Aya, Tsubaki e Tsubasa. Quando criança Tonami sempre teve problemas de saúde o que o tornava muito bajulado por sua família rica, o tornou gordinho e muito mimado e lhe garantiu muitos inimigos que sempre o perseguiam até que então surgiu Sakura que as vezes o protegia, porém esta proteção estava longe de ser bondade no coração de Tsubaki pois ela o explorava muito e as vezes até deixava levar uma coça. Ele se mudou e decidiu mudar completamente sua vida, passou a se exercitar se tornou mais atlético e melhorou sua personalidade. E assim que volta ao colégio onde Tsubaki esta decide que se vingara de Sakura pelo que ela o fez passar.

Yusuke Takashi

Namorado de 28 anos de Maho, ele é dentista e tem uma bela casa é muito animado e responsável, tentou evitar ao máximo não se apaixonar por Maho devido a diferença de idade, mas seus esforços não foram o bastante para resistir ao charme e a insistência da garota.




Pero-Pero

Este é o cachorro com cara de Hamister da familia Miyazawa, ele é de uma raça estranha que de repente evolui para um cachorro normal e muito maior que ele, mas infelizmente ele não pode ser catalogado como um pokémon ou digimon pois não tinha mais nenhum outro poder além de mostrar a linguinha^^. Pero-Pero tem vários filhotinhos (safadinhu^^) no decorrer do mangá.



Comentário

Karekano é sem dúvida um dos mangás/animês que mais marcaram minha vida, foi um dos primeiros shoujos (pra ser mais exato o segundo) com o qual tive contato, na época eu pensava que gostava apenas de shounen e até o momento o único shoujo que tinha me interessado foi Rayearth, isso é claro pelas cenas de luta e o saltitante Mokona. Mas quando assisti Karekano pela primeira vez em uma exibição de animês de um extinto fã club de minha cidade, fiquei realmente curioso pois nunca tinha assistido um desenho centralizado nos dramas humanos, mais precisamente adolescente.

Só fui conhecer o mangá muito tempo depois e só terminei de lê-lo quando a panini o lançou no Brasil e com certeza Karekano se tornou um dos meus mangás favoritos, pois além de ter ótimos personagens todos tem sua importância, seus dramas e medos explorados garantindo assim grandes participações na história. Tem momentos em que o Arima e a Miyazawa se tornam meros coadjuvantes permitindo assim que a história de Kazuma e Tsubasa ou Maho e Yusuke sejam contadas.

Bom espero realmente que tenham gostado da postagem e me desculpe os spoilers estou tentando diminui-los, to meio enferrujado a anos que não paro pra escrever rs...



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário