quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Animação: Um Gato em Paris

Boa noite!!

Pra finalizar as resenhas de hoje trago agora mais uma animação francesa... Eu estou cada vez mais apaixonado pelas animações francesas, tão apaixonado que em minha lista de "animações para assistir", 85% são francesas... 

Talvez seja pela grandeza de seus roteiros e por eles vamos que dizer "nadar contra corrente" e produzirem animações que lembram as de antigamente (isso me causa uma nostalgia)...


Resenha



Começamos conhecendo o habilidoso ladrão de joias Nico que ao anoitecer sai junto de
seu gato, saltando pelos telhados de Paris e realizando os mais incríveis roubos. E assim que o gato termina seu feito junto ao solitário Nico ele simplesmente vai embora em direção a sua segunda casa. Na qual a garotinha Zoe está sempre com sua baba Claudine já que sua mãe Jeanne é uma detetive muito competente mas que esta sempre trabalhando.

Enquanto acompanhamos a vida dupla do gato Dino, Jeanne está empenhada na investigação dos roubos de joias e ainda precisa trabalhar na proteção do Colosso de Nairóbi, uma espécie de escultura muito preciosa que é cobiçada por Victor Costa o gangster que também é o responsável pelo assassinato de seu marido ou seja é a grande oportunidade dela colocar as mãos nele (dois coelhos com uma cajadada só).

Mas em uma noite que tinha tudo pra ser mais uma noite comum como qualquer outra em que o gato Dino sai para ir ao encontro do ladrão Nico, a pequena Zoe acaba seguindo-o. E assim o mundo de Zoe e Nico se cruzam quando acidentalmente a garotinha é descoberta ouvindo os planos do terrível Victor Costa (que conta com um traidor próximo da detetive Jeanne), por sorte ela consegue escapar mas é perseguida e acaba por se escondendo na casa do Nico, que ao voltar de um dos seus roubos encontra uma das membros da gangue de Victor dentro de sua casa segurando a então desesperada Zoe.

Agora pelas ruas de Paris acompanhamos uma perseguição de gato e rato, onde Nico e é claro Dino tentará a todo custo salvar Zoe das mãos do Victor Costa e sua gangue.

Informações animação

Nome original: Une Vie de Chat
País de origem: França
Estúdio: Folimage
Duração do filme: 75 minutos
Dirigido:  Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli
Ano de Produção: 2010
Estréia Mundial: 15 de Dezembro de 2010
Estréia no Brasil: 21 de Outubro de 2011

Foi indicado ao Oscar 2012 na categoria "Melhor Filme de Animação".

Assista ao trailer





Comentário

Sabe uma daquelas animações que mesmo que tenham sido produzidas e exibida em cinemas como destinadas ao público infantil, mas que na verdade não parece ou não é assim tão infantil? Bom este é o caso de "Um Gato Em Paris", na verdade a única coisa que eu senti que liga o filme ao publico infantil é o gato e a garotinha, fora isso eu não achei a história tão atrativa assim pra crianças... 
Minha cena e imagem favorita <3

E com este pensamento fiz o teste final, 
coloquei o filme para minha filha assisti e bingo ela entendeu o enredo, mas não se empolgou com o filme e em muitas cenas (principalmente nas que não tinha o gato e a menina) ela nem pareceu dar muita bola.


Quanto a minha opinião... 


Gostei muito da animação que me surpreendeu em vários sentidos, amei os movimentos do Nico e do Dino sobre os telhados de Paris.. Gostei do gato Dino ser como a ponte que liga as histórias/vidas de Nico e de Zoe... Achei interessante como tudo na história parece fruir naturalmente, como os dramas dos personagens são explorados sem serem exagerados... 

Também gostei muito da arte simples e tradicional que parece esta cada vez mais extinta nos desenhos americanos. 

Bom finalizando recomendo mais essa bela animação francesa... Abraços e até breve...

Dica

Você pode facilmente encontrar o filme completo no youtube legendado ou até mesmo dublado (infelizmente ele não tem no netflix). Aqui você assiste online e em português.

No site oficial do filme em português você tem umas informações legais e até descrição de personagens como esta abaixo.

Confira também as resenhas das animações francesas A Casa dos Contos de FadasJack e a Mecânica do Coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário