segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mangá: Card Captor Sakura (1ª Parte)

Manga-ká: CLAMP


Boa noite!!

Eu não ia mais passar por aqui hoje, mas como consegui resolver umas coisinhas que tava me impedindo de me conectar, resolvi trazer hoje uma postagem de um dos meus mangás favoritos (o favorito de muitos na verdade)...

Esta resenha é uma das resenhas que fiz para meu antigo blog e como de lá pra cá reli o mangá e assistir o animê novamente, resolvi acrescentar, tirar ou melhor dizendo reeditar ela...

Então seram 2 partes, nestas primeira resenhei o mangá, falei um pouco dos filmes e dei umas dicas... 

Na segunda colocarei apenas as imagens das cartas Clow e cartas Sakura... Bom espero que gostem pois tudo que resenho aqui é de coração (to romântico hoje rs)

Ps: Sakura está fazendo 20 aninhos, já que o mangá foi publicado pela primeira vez em 1996.

Resenha




Tudo começa quando Sakura Kinomoto está fazendo faxina em sua casa, até que ela ouve um misterioso barulho vindo da biblioteca de seu pai... O estranho barulho vinha na verdade de um livro. Sem querer querendo, ela acaba abrindo o livro e de seu interior saem as cartas Clow. As cartas clow foram criadas por um poderoso mago chamado Clow Red, cada carta tem seu poder específico.


Ela acaba lendo o nome da carta vento que desperta seu poder criando um terrível vendaval, que acaba espalhando todas as cartas pela cidade. Sakura descobre que o misterioso barulho era os roncos do guardião do livro Kerberus, que estava dormindo em serviço. Ele explica a ela o significado das cartas, quem as criou e por que, além de explicar que ela as libertou e terá que reuni-las tornando-se uma Card Captor (caçador de cartas). Para isso Kero (apelido dado por Sakura ao guardião) entrega a ela uma chave que quando é despertada com as palavras mágicas se torna um bastão e é com ele que Sakura aprisionará novamente as cartas tornando-se a nova dona delas.



Tanto no animê como no mangá temos 2 fases, na 1ª Sakura tem que reunir todas as cartas e na 2ª ela deve transformar as cartas Clow em cartas Sakura.

O Mangá (informações)

Sakura Card Captors foi publicado em junho de 1996 na Nakayoshi, uma revista periódica da kodansha. A cada 4 meses era lançado 1 volume, totalizando assim 12 volumes que são divididos em 2 fases, a 1ª chama –se “cartas Clow” (do volume 1 ao 6) e a 2ª “Cartas Sakura” (do volume 7 ao 12), em média com 188 paginas cada. 

O mangá como todos sabem foi lançado aqui no Brasil, pela editora JBC. A primeira versão Brasileira teve 24 volumes e devido ao sucesso o mangá teve ganhou um nova reimpressão de colecionador em 12 volumes, também lançada pela JBC. 

Como em muitos outras séries há algumas diferenças entre o mangá e o animê, mas na minha opinião, isso não atrapalhou em nada o desempenho da série, pelo contrário o animê foi um sucesso.


O Animê


Teve sua estréia na rede de televisão NHK no dia 07 de maio de 1998 e assim como o mangá o animê fez muito sucesso. Foram 70 episódios para os quais foram criados alguns personagens inexistentes no mangá, além da criação de novas cartas. Aqui no Brasil a série foi exibida no canal aberto “Rede Globo” e no canal fechado “Cartoon Network” e “Boomerang”. 
Cartas Clow
Criadas pelo mago Clow usando a magia Ocidental e Oriental, cada carta é relacionada a um poder e força, manisfestando em forma de animais, objetos e semi-humanos, que sempre tem algo haver com seu nome e personalidade.
Após a morte do mago, as cartas foram trancadas no Livro Clow para que seus poderes fossem contidos. Assim, ele criou Kerberus e Yue que tiveram a missão de protegê-las. Após muitos anos de descanso Sakura acidentalmente as liberta.
No mangá são apenas 19 cartas, já no animê 52 cartas.
Personagens
Sakura Kinomoto

Aniversário: 1 de Abril
Tipo sangüíneo: A
Cores favoritas: Rosa e Branco
Matérias preferidas: Educação Física e Música
Matéria que não gosta: Matemática
Flor preferida: Sakura (flor de cerejeira)

Esta é a protagonista da série, uma garota gentil e bondosa cercada de bons amigos. Sakura é apaixonada pelo melhor amigo de seu irmão, Yukito, mas muito tímida guarda segredo esperando o momento certo para se declarar. Muito atrapalhada acaba encontrando as cartas Clow e as despertando. E foi assim que o Guardião das cartas Kerberus a escolheu para reuni-las.


Syoran Li

Aniversário: 13 de julho
Tipo sangüíneo: O
Cor favorita: Verde
Matérias preferidas: Educação Física, Matemática
Matéria que não gosta: Língua Japonesa
Flor preferida: flor de Peônia

Descendente direto do mago Clow chega em Tomoeda e exige que a Sakura o entregue as cartas, pois acha que por ser descendente do mago é o único que deve as reunir, se tornando assim o rival da card captor. Claro que por pouco tempo pois com no desenrolar da história eles se tornam grande amigos e acabam aliados na captura das cartas. Ele veio de Hong Kong, tem quatro irmãs e no Japão mora com seu mordomo.



Tomoyo Daidouji

Aniversário: 3 de setembro
Tipo sangüíneo: A
Cor favorita: Bege e branco
Matérias preferidas: Música e Língua japonesa
Matéria que não gosta: Nenhuma
Flor preferida: Magnória e sakura

Melhor amiga da Sakura ela sempre está tentando ajudar Sakura de alguma maneira, seja lhe fazendo uma roupa para batalha ou lhe fornecendo alguns acessórios como telefones celulares, que acabam sendo muito úteis nas missões de sua amiga card captor. Ela é muito observadora, vive analisando as pessoas e é a primeira a perceber a paixão de Shouran por Sakura. Sua mãe é muito rica, pois é dona de uma fabrica de brinquedos. Tomoyo tem uma voz muito bonita e adora cantar.


Meiling Li
Aniversário: 25 de março
Tipo sangüíneo: B
Cor favorita: Vermelho
Flor preferida: Lótus
Esta personagem foi uma das feitas exclusivamente para o animê, ela é prima mais nova de Shaoran e também é sua noiva, prometida a ele desde pequena. Ela é muito ciumenta no início, sendo até mesmo chata e mimada, mas aos poucos ela vai amadurecendo e se torna uma ótima amiga de Sakura. É muito habilidosa quando se trata de artes marciais, pois praticava com Syoran, mas não tem poderes mágicos.

Toya Kinomoto

Aniversário: 29 de Fevereiro
Tipo sangüíneo: O
Cor favorita: Azul
Matéria preferida: Química
Matéria que não gosta: Nenhuma
Flor preferida: Flor de Pêssego
Este é o irmão mais velho de Sakura. Sempre infernizando a vida dela e a chamando de monstrenga, mas é um bom irmão, sempre preocupado com ela, embora ele não saiba da missão de Sakura. Aparentemente ele desconfia e até mesmo parece saber que o pequeno Kero não é apenas um brinquedinho da Sakura. Participa do time de futebol da escola e está sempre com Yukito.

Yukito Tukishiro
Aniversário: 25 de dezembro
Tipo sangüíneo: AB
Cor Favorita: Branco
Matéria Preferida: Matemática
Matéria que não gosta: Nenhuma
Flor Preferida: Prímula
Muito gentil, educado e paciente. Come muito (mais muito mesmo). Está sempre com Toya o qual considera seu melhor amigo. Muitos mistérios cercam este personagem. 

YUE (Guardião da Lua)
Dona: Sakura KinomotoData nascimento: segredo(é diferente do aniversário de Yukito)
Símbolo Regente: Lua
Esfera: Ying (Trevas)
Cor dos olhos: Prateado com tons de púrpuraCor dos cabelos: PrateadosTipo de magia: Magia OcidentalComida que gosta: Não come nadaCoisa que gosta: dormir Coisas que odeia: Coisas trabalhosas
Quando Sakura reuni todas as cartas Clow ele deixa sua falsa forma humana para realizar o julgamento, que é uma prova pela qual a Sakura deve passar e mostrar que realmente é merecedora de possuir as cartas Clow. Sua falsa forma humana, não sabe que na verdade não é um ser humano, pois Yue não o deixa saber. Seu simbolo é a lua, (o nome Yue em chines significa Lua).

Kero (Guardião do Sol)
Data nascimento: segredo
Comida preferida: Doces
O que ele gosta: Vídeo Game
Cores preferidas: Laranja e Vermelho
Flor preferida: Girassol
Símbolo: Sol.
Coisa favorita: videogames.
Este aparente ursinho de pelúcia é na verdade um poderoso guardião criado pelo Mago Clow para evitar que o selo das cartas Clow fosse quebrado, mas Kero acabou caindo em um sono profundo até que foi acordado quando Sakura libertou as cartas. Assim Kero deu a ela a missão de resgatar as cartas para evitar que a desgraça caia sobre o mundo, mas quero não pode voltar a sua forma pois as cartas terra e fogo, que o simbolizam também escaparam.

Kerberus
Esta é a forma verdadeira do Guardião das Cartas Clow.






Mago Clow
Um mago que viveu a muitos anos atrás. Seu pai era inglês e vivia em Honng Kong e sua mãe pertencia ao clã Li (o mesmo de Syoran que é seu descendente direto), por este motivo que ele mistura magia oriental e ocidental. Assim ele selou os poderes da natureza entre outros para criar as cartas Clow. Ele também criou os guardiões das cartas Kerberus e Yue. Kerberus para vigiar as cartas e Yue para que no futuro julgasse o novo dono das cartas (nesse caso a Sakura), para ter certeza de que ele será apto a possuir e controlar as poderosas cartas.




Fujitaka Kinomoto
Aniversário: 1º de março.Profissão: Professor universitário de ArqueologiaCor favorita: Branco, marfim e pretoFlor favorita: Rosas, flor-de-cerejeira e flor-de-pessegueiroComida favorita: Coisas doces e talharimComida que mais detesta: NenhumaQuer: Uma carteira novaCoisa favorita: VideogamesEspecialidade: Lembrar-se dos rostos das pessoas
Pai de Sakura e Toya, amável e muito generoso, além de ser um ótimo cozinheiro. Ele amava muito sua esposa, Nadeshiko, que morreu quando Sakura ainda era muito pequena.
Nadeshiko Kinomoto
Aniversário: 20 de maio
Profissão: Modelo
Cor favorita: Branco
Flor favorita: Hera, flor-de-cerejeira e flor-de-pessegueiro
Comida favorita: Coisas doces e chá preto
Comida que não gosta: Nenhuma
Coisa favorita: Brilho do sol
Especialidade: Cair no sono em qualquer lugar
Ponto fraco: Lembrar-se dos rostos das pessoas
Mãe de Sakura, morreu aos 27 anos, quando Sakura tinha apenas 3 anos. Conheceu o Fujitaka aos 16 anos e foi amor a primeira vista. O casamento deles não foi aceito pela família dela e nem mesmo por sua prima e melhor amiga Sonomi (mãe de Tomoyo). Ela largou tudo para viver seu grande amor, passando a trabalhar como modelo para auxiliar nas despesas. Assim como Sakura ela é muito desastrada, porém não é nenhum pouco boa em esportes como a filha.

Sonomi Daidouji (Amamiya, nome de solteira)
Aniversário: 13 de outubro
Profissão: Presidente de uma companhia de brinquedos
Cor favorita: Púrpura-claro
Flor favorita: Rosas
Comida favorita: Pratos com cogumelos e chá preto
Comida que não gosta: Café
Melhor receita: Quase tudo
Pessoa favorita: Nadeshiko Kinomoto
Especialidade: Dirigir carros e bicicletas
Mãe de Tomoyo, ela é prima de segundo grau da Nadeshiko (mãe de Sakura). Adora Sakura assim como sua filha Tomoyo, pois acha que Sakura lembra muito Nadeshiko. Ao contrário de Nadeshiuco ela é muito boa nos esportes. Anos após a morte de sua prima tem seu primeiro encontro com Fujitaka, ela o odeia pois acha que roubou Nadeshiko dela.

Eriol Hiragizawa
Aniversário: 23 de março
Tipo sanguíneo: AB
Matérias favoritas: Nenhuma
Matérias que mais detesta: Nenhuma
Clube escolar: Nenhuma
Cor favorita: Preta
Flor favorita: Flor-de-cerejeira
Comida favorita: Coisas doces
Eriol é um personagem um tanto misterioso. Ele aparece na segunda fase da série, vindo da Inglaterra, e logo desperta o ciumes de Syoran, pois Sakura o acha muito gentil e amável. Ele é a reencarnação da parte mágica ruim do mago Clow e, assim como Sakura tem seus guardiões, ele possui Nakuru e Spinel. Seus desejos não são muito claros, pois as vezes você pensa que ele planeja algo ruim a Sakura, mas logo depois o vemos a ajudando.
Kaho Mizuki
Aniversário: 11 de fevereiro
Profissão: Professora de escola elementar
Cor favorita: Dourado
Flor favorita: Tsukimisoh
Comida favorita: Saquê
Comida que não gosta: Marshmellow
O que gosta de fazer: Caminhada
Passatempo: Colecionar antiguidades
No passado Mizuki foi namorada de Toya. Foi estudar na Inglaterra onde conheceu Eriol. Voltando ao Japão passou a dar aulas de Matemática para turma de Sakura, que não percebe que ela possui grandes poderes, mas Syoran sim sente que a professora é muito poderosa, notando também que ela sempre está presente nas capturas das Cartas Clow. Tem um papel fundamental no fim da série. 


Nakuru Akizuki
  
Aniversário: 13 de outubro
Tipo sanguíneo: AB
Matérias favoritas: Matemática
Matérias que não gosta: nenhuma
Atividade escolar extra curricular: nenhuma
Cor favorita: vermelha
Flor favorita: Gekkabijin

Nakuru Akizuki é uma jovem muito energética que está sempre atrás de Touya. Ela estuda na classe de Touya e Yukito, seu nome significa “Lua vermelha”.


Ruby Moon

Aniversário: não se sabe
Comida favorita: não come
O que gosta: coisas problemáticas
O que não gosta: coisas chatas.
Símbolo: Lua
Atributo: Yang Cabelo: vermelho
Olhos: vermelho-escuro

Com o mesmo papel de Yue com Sakura, Ruby Moon é o guardião protetor de Eriol, seu símbolo também é a lua, porém seu atributo é o Yang.



Spinel

Aniversário: não se sabe Cor favorita: preto e verde
Flor favorita: papoula
Comida favorita: coisas apimentadas
Comida que não pode comer: coisas doces
Símbolo: Sol
Desejo: um local silencioso
Algo favorito: leitura
Livro favorito: JuuJuukkankei (um livro sobre feitiçaria)


Este aparente gatinho preto é na verdade um guardião também criado pelo Eriol. Como vocês podem ver em sua forma falsa ele é este gatinho de asas azul, mas em sua verdadeira forma é uma pantera negra com asas semelhante a de borboletas. Mesmo que ele e Kerberus sejam totalmente diferentes quando se trata de personalidade Kero é agitado e Spinel calmo e estudioso, eles se dão muito bem com o desenrolar da série.

Spinel Sun

Esta é a verdadeira forma de Spinel, assim como Kero ele é do Símbolo do sol, mas seu elemento é o Yang que é o oposto de Kerberus.










Rika Sasaki

Aniversário: 24 de junho
Tipo sanguíneo: A.
Matérias favoritas: Educação Física
Matérias que mais não gosta: nenhuma
Clube escolar: nenhum
Cor favorita: branco
Flor favorita: margarida
Comida favorita: bolinhos
Comida que não gosta: tofu
Deseja: Roupas ocidentais


Bom esta é uma das personagens de Sakura Card Captor, responsável por dividir opiniões em uma polêmica de pedofilia, já que ela é uma menina de 10 anos, tem uma quedinha pelo professor Terada (um homem já adulto que é seu professor). No mangá ela recebe um anel de noivado e Terada decide espera-la crescer para assumir o relacionamento. Falando de sua personalidade ela é quieta e madura para sua idade.

Yoshiyuki Terada

Este é o professor titular da 4ª série, é por ele que Rika é apaixonada, como disse no mangá eles chegam a ser noivos, mas no animê na segunda temporada, quando a turma de Sakura vai para 5ª série, ele é substituído pela professora Mizuki.







Chiharu Mihara

Aniversário: 28 de maio
Tipo sanguíneo: O
Matérias favoritas: Japonês e Artes
Matéria que não gosta: Matemática
Atividades que participa na escola: líder de torcida
Cor favorita: amarelo
Flor favorita: frésia
Comida favorita: Omelete frito, sorvetes
Comida que não gosta: pimentão verde
Deseja: Uma fita

Também da mesma sala de Sakura, esta personagem junto ao Yamasaki é responsável por muitas das cenas cômicas no colégio Tomoeda, pois é ela que sempre interrompe as mentiras de Yamasaki, o qual ela conhece desde criança.


Takashi Yamazaki

Aniversário: 1 de junho
Tipo sanguíneo:
 AB
Matérias favoritas: Matemática
Matérias que não gosta: nenhuma
Atividade que participa na escola: Informática
Cor favorita: vermelho-escuro
Flor favorita: açucena
Comida favorita: peixes


Quem nunca conheceu um grande mentiroso, daqueles que tem o dom de convencer muitos descrentes por ai, bom este é o Takashi Yamasaki, ele se torna um grande amigo de Syora na escola. Vive com Chiharu e a conhece desdo jardim de infância.


Naoko Yanagisawa

Aniversário: 11 de outubro
Tipo sanguíneo: AB
Matéria favorita: Matemática
Matéria que não gosta: Educação Física
Atividades que participa na escola: líderes de torcida
Cor favorita: azul-claro
Flor favorita: mirto
Comida favorita: ramen, sorvetes
Comida que não gosta: vegetais


Esta é a contadora de história de horror, vive assustando a pobre Sakura que morre de medo de suas histórias de terror, não é muito boa em esportes, mas assim como Chiharu participa da equipe de lideres de torcida.

Filmes


Card Captor Sakura, do grupo CLAMP, conquistou muitos fãs pelo mundo inteiro. Depois do sucesso do mangá veio a adaptação do animê, alguns especiais e dois longa metragens, "Card Captor Sakura: Viagem à Hong Kong" e "Card Captors Sakura O Filme: A Carta Selada".
O primeiro filme, "Card Captor Sakura: Viagem à Hong Kong", foi lançado nos cinemas japoneses em 1999, porém não foi lançado no Brasil. A história se passa durante a série em animê, mais precisamente entre a primeira e a segunda temporada (entre os episódios 35 e 36). Diferente do segundo filme CCS The Movie não altera o curso da história do animê.

Tudo começa quando Sakura ganha uma viagem para Hong Kong. Sakura já tinha sonhado com uma mulher misteriosa, mas esses sonhos começam a se tornar freqüentes. Touya, Yukito, Tomoyo e Kero (escondido na bolsa como de costume) embarcam com Sakura nessa aventura, lembrando que lá encontram Meilin e Syoran.
"Sakura Card Captors O Filme: A Carta Selada" se passa após a terceira temporada do animê e teve seu lançamento no Japão no ano 2000. O filme foi vendido na revista "Heróis da TV Especial" número 1, exibido no canal "Cartoon Network" e lançado em DVD em outubro de 2002 pelo Studio Gabia.

Dicas

Sei que muitas pessoas são profissionais em Sakura, mas mesmo assim vou postar alguns dos muitos sites onde encontra-se algumas informações ou downloads de Sakura Card Captor.

Animê


-Assista o Animê on-line e dublado no site Animes Online.


Downloads Jogos

-No site "Roms UP" encontrei 2 jogos para Game Boy Advance, Card Captor Sakura - Card Friends (download aqui) e o Card Captor Sakura - Sakura Card de Minigame (download aqui), ambos em japonês.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário