sexta-feira, 27 de março de 2015

Mangá Paradise Kiss

Manga-ká: Ai Yazawa

Boa noite a todos... 

Hoje estou dando uma passadinha rapida pra mais uma review, esta de um mangá josei da grande manga-ká Ai Yazawa autora de Nana um grande sucesso... 

Paradise Kiss foi publicado aqui a alguns anos pela extinta editora Conrad... Bom confiram abaixo a reviem, tentei ao máximo evitar grandes spoilers...


Resumo

Yukari Hayasaka de 18 anos é mais uma dos muitos estudantes que se preparam para o vestibular. Ela é uma garota submissa a pressão e vontades de sua rigorosa mãe, que não reconhece seu esforço para estar entre os melhores alunos do colégio.


Ela é apaixonada por seu colega de classe Hiroyuki Tokumori, mas não tem coragem para declarar seu amor. Um dia tudo muda na vida de Yukari, indo para a escola ela é abordada por um estranho garoto punk cheio de piencings e alfinetes no rosto. Pensando que poderia ser assaltada, morta ou estrupada ela corre dando de encontro com uma imensa mulher com forte maquiagem e roupas extravagantes. Na verdade é um travesti e ele agarra Yukari que muito assustada desmaia.

Quando acorda, sua primeira visão é a de uma linda garotinha de cabelos rosas e asinhas, a qual ela pensa ser um anjo (não este não
é um magic-shoujo e Yukari não foi transportada para um outro mundo). Ela foi levada ao Atelie onde Arashi (o punk), Isabel (O travesti) e Miwako (a garotinha de cabelos rosas), que são alunos do colégio Yazawa Gakuin (escola de artes), a convidão para desfilar em um concurso. O concurso acontece todo ano no colégio e os aspirantes a estilista estavam trabalhando arduamente para fazer um vestido perfeito.

Yukari recusa o convite com duras palavras fazendo com que Arashi também lhe responde-se mal (quem fala o que quer, ouve o que não quer, já dizia minha vozinha^^). Ela sai às pressas mas acaba deixando cair sua carteirinha escolar nas escadas do Ateliê. Miwako encontra a carteirinha e a entrega a George (o líder do grupo e quem desenhou o vestido), que vendo a foto resolve ir devolver a carteirinha para Yukari.

E assim, após Yukari relutar muito para aceitar o convite, ela finalmente aceita desfilar. Em parte porque se encantou pelo George, mas esta escolha não agradará a todos.
Daqui para frente mergulhamos em um fantástico universo fashion criativo e viajamos nos sentimentos e conflitos dos personagens muito cativantes e situados com a trama.

Personagens

George desenha as roupas, Isabela faz os moldes e Arashi e Miwako costuram. Juntos eles formam o grupo Paradise Kiss.

Yukari Hayasaka

Yukari é uma garota muito esforçada ela leva os estudos muito a sério. Faz de tudo para ser uma ótima filha, mas por maior que seja os esforços de Yukari nunca é o suficiente para sua rigorosa mãe e para o maçante sistema educacional japonês.
Após conhecer os alunos do colégio Yazawa sua vida tem um giro de 360º. Ela cresce com a história, deixando de ser a garotinha manipulada pela mãe para se tornar mais determinada, mas desta vez para atingir seus próprios sonhos e objetivos. Além, é claro, do amadurecimento sentimental, afinal a garota passa a se relacionar com o excêntrico George. No início da história ela é apaixonada pelo Hiroyuki Tokumori.

Jôji Koizumi (George)

Líder do Paradise Kiss, ele é um excelente estudante do colégio Yazawa. Com um futuro brilhante pela frente no mundo da moda, desde muito pequeno ele já confeccionava roupas. Ele tem uma personalidade difícil, as vezes parece não se importar com ninguém a não ser ele mesmo, mas mesmo que de maneira fria e distante ele deixa evidente que se preocupa com aqueles que ele sente carinho.

Miwako Sakurada

Irmã mais nova de Mikako (personagem de outra obra de Ai Yazawa no mangá Gokinjo Monogatari) sempre veste roupas e acessórios infantis (o que combina muito com ela). Ela se sente inferior a sua irmã, que é dona da marca Happy Berry e uma estilista muito competente. Ela namora o ciumento Arashi, mas em seu passado foi muito apaixonada por Hiroyuki Tokumori.

Arashi Nagase

Mesmo com uma aparência que assustaria a muitos, este punk com alfinetes e piercings no rosto é muito apaixonado pela Miwako e se importa muito também com Yukari. No passado ele exigiu que Miwako escolhesse entre ele ou Hiroyuki.




Daisuke Yamamoto (Isabela)

Sempre vestindo roupas extravagantes e com uma forte maquiagem, Isabela é um travesti. Ela é a personagem mais madura, faz a linha mãe de todos. Ela conhece George desde que eles eram muito pequenos e sempre quando há uma comemoração a comida fica por conta dela.

 Hiroyuki Tokumori

Colega de classe da Yukari, é um rapaz inteligente e responsável. Era amigo de infância de Arashi e Miwako, mas se afastou deles quando Miwako escolheu Arashi. Mesmo se afastando não conseguiu esquece-la.





Um pouquinho da manga-ká


  
Nascida em 7 de março de 1967 em Osaka, desde muito pequena ela demonstrava amar desenhar. Com apenas 13 anos ela ganhou a categoria C de um concurso promovido pela editora Shueisha. Após o ensino médio ela chegou a iniciar um curso de moda, mas não concluiu para seguir a carreira de mangaká. Em 1985 ela iniciou sua carreira como mangaká, se destacando em 1990 com o mangá Tenshi Nanka, publicado de 1992 a 1994 na Ribon. Sua consagração foi com o mangá Gokinjo Monogatari publicado de 1995 a 1997.

Já no período de 1998 a 1999 foi publicado "Kagen no Tsuki", que em 2004 foi a primeira obra da mangaká a se tornar live action.

Finalmente no ano de 1999 Ai Yazawa começou a publicar dois mangás que viriam a ser os seus maiores sucessos, Paradise Kiss e Nana. Paradise Kiss foi publicado até 2003, já Nana ainda está em publicação atualmente o volume 20.

Comentário

Paradise Kiss é um dos mangás que mais gosto, seja pelo seu final nada clichê, pela trama que é muito bem elaborada ou por seus personagens que são todos cheios de personalidade, como é de característica da Ai Yazawa... O enredo nos faz pensar muito em nossas escolhas, afinal para Yukari vivia pra seguir os propósitos que sua mãe impunha pra ela, deixando a sua felicidade e sonhos em segundo plano...

Outra parte do mangá que mais amo é a diversidade presente com a maravilhosa Isabela, um personagem tão importante pra mim no mangá quanto a própria protagonista... E por falar em protagonista outra coisa que mais me prendeu da obra foi o fato da Yukari ser uma personagem que evolui muito no decorrer da trama. De mocinha fraca comandada por uma mãe autoritária a uma garota dominada por uma paixão e finalmente para uma mulher forte dona de si com seus sonhos, ideais e realizações...

Bom animê e o Live action seguem o mangá quase que fielmente, mesmo assim vale muito apena conferi-los... 

Dica



O Live Action de Paradise Kiss você pode encontrar neste blog ou aqui.
O animê pode ser baixado no AnimesXgames


Nenhum comentário:

Postar um comentário