terça-feira, 26 de maio de 2015

Mangá: Vendemiaire no Tsubasa

Manga-ká - Mohiro Kitoh


Boa noite a todos!!!


Hoje trago a resenha de um mangá seinen (青年, Seinen, significa "homem jovem" no Japão, e é a definição dada aos mangás e animês voltados para o público masculino entre 20 e 40 anos). Um mangá que li pelo menos umas três vezes e que gosto muito... 

Quanto ao blog, estou arrumando algumas coisinhas por aqui... Ontem consegui organizar as resenhas de mangás por ordem Alfabética, ainda estou mexendo e ajeitando algumas coisas (ainda tem muito o que fazer u.u), mas logo espero poder colocar algumas idéias em prática.

Bom chega de mimimi e vamos a resenha, deixando avisado que não consegui evitar alguns Spoilers.


Resenha

Volume 1


O mangá narra a história de marionetes vivas. Elas se movimentam sozinhas e estranhamente são capazes de ter sentimentos. Estas marionetes são criadas por um homem misterioso que dirige um circo. Este homem é muito possessivo e não aceita que suas criações o "traiam". Ele da a todas as marionetes o mesmo nome, Vendemiaire. Em cada capítulo conhecemos as histórias trágicas de cada Vendemiaire, por isso fiz uma pequena sinopse dos episódios de cada volume.

Capítulo 1: A mão direita de Vendemiaire

Ray mora em uma pequena cidade interiorana. Ele é um rapaz responsável com suas obrigações, mas que deseja a liberdade. Liberdade a qual ele sente quando encontra uma garota de asas de anjo que vem a cidade junto a uma feira anual. O nome da garota é Vendemiaire, a aproximação dela e Ray é inevitável. Mas a garota de asas está rodeada de mistérios, ela na verdade não é uma humana comum e sim uma marionete. A aproximação de Ray e Vendemiaire deixa seu estranho e rígido criador nem um pouco feliz.

Capítulo 2: As asas brancas da Vendemiaire

Neste capítulo o misterioso criador de marionetes tem uma nova marionete com o mesmo nome para substituir a antiga Vendemiaire. A nova Vendemiaire estava no alto de uma torre, quando um avião a rodeou. Era um piloto que se apresenta como William, Vendemiaire tenta não dar atenção para o jovem garoto mas logo é vencida pelo carisma de William. Logo William descobre que a garota que conquistou sua simpatia não é uma humana comum, e para comprar sua liberdade ele oferece ao seu mestre o dinheiro que ele conseguiria caso ganhasse um premio com seu avião. Mas o mestre criador de marionetes seria capaz de cumprir suas promessas, e libertar Vendemiaire?

Capítulo 3: A hora de Termidor

Simon é um jovem garoto pobre que está passando por uma situação difícil, pois sua irmã Termidor (sim, é este o nome dela mesmo^^) está gravemente doente. Junto com seu amigo Oliver, Simon trabalha para um velho vendedor andarilho. Simon não acredita em anjos, mas na verdade ele teme que um anjo venha buscar sua irmã, mas o que ele não previa é que encontraria na floresta um garota com asas de anjos. E agora ele tem uma grande decisão, ajudar a garota ou proteger sua irmã?

Capítulo 4: A cremação de fructidor

A história mais distinta do volume, uma marionete também com o nome de Vendemiaire, mas que desta vez possui asas pequenas e pretas e que se rebela contra o seu criador, sem a influência de ninguém. Ela está determinada a lutar pela sua liberdade. Acaba sendo salva por um garoto nobre Milton, que recusa a lutar, mesmo que pelo motivo certo. Mas esta Vendemiaire com sua determinação ajudará Milton a encontrar-se com seu verdadeiro ser.

Volume 2


No volume 2 encontramos novas e antigas marionetes todas batizadas com o nome de Vendemiaire, mas cada qual com sua personalidade e com sua história para contar. Neste volume também conhecemos uma marionete que não é tão boa quanto as outras, mas que carrega em si comum desejo de liberdade.

Capítulo 5: As travessuras de Brumaire 

Brumaire é uma menina geniosa e com personalidade forte até um tempo atrás ela não sabia que possuía uma irmã gemia, da qual seu pai jamais lhe disse nada. Brumaire se incomoda de ter seus movimentos imitados pela irmã da qual ela sabe apenas o nome Vendemiaire. Assim tem inicio a historia desta Vendemiaire que não possui asas como as outras marionetes, e foi feita para copiar a personalidade de sua suposta irmã, Brumaire. Mas o que acontecerá se Brumaire não for a menina doce e boazinha que demonstra ser? E pior quais serão os reflexos de suas travessuras "inofensivos"?


Capítulo 6: Asas Negras


Continuação do capítulo 5, neste capítulo Vendemiaire que nasceu sem asas foi capturada e ganhou enormes asas negras, a qual despertou a curiosidade do jovem Will, tanto que o fez subir clandestinamente ao dirigível do novo mestre de Vendemiaire apenas para vê-la. Mas quando ele estava para ser jogado do convés Vendemiaire pede para que ele fique aos seus cuidados.
Capítulo 7: A Cremação de Vendemiaire

Esta é a história que mais me simpatizou dos 2 volumes, temos como protagonista a marionete do último capítulo do volume 1, a Vendemiaire de pequenas asas negras. Ela está sozinha carregando um neném e quando ela para pra alimenta-lo, encontra um rapaz que diz que o caminho é perigoso. Ele se oferece para acompanha-la mas diz que ela terá que lhe oferecer algo em troca. Ela não aceita a proposta e continua seu caminho rumo ao misterioso. Mas para o azar dela começa a nevar e a única alternativa foi um pequeno abrigo de pedras no qual o misterioso garoto que ela encontrou antes estava, sem opção ela pede ajuda a ele. Mas o que acontecerá quando a lenha para o fogo acabar e o jovem não encontrar mas lenha para manter o fogo acesso?
Gostei muito deste capítulo pelo sentimento que esta Vendemiaire tem pelo bebe o qual ela salvou de ser morto pela mãe assim que nasceu, o sentimento de mãe ao pondo dela fazer um grande risco em sua barriga de madeira, para simbolizar uma cesariana (desculpa tive mesmo que dar este spoiler desnecessário^^).

Capítulo 8: O vôo de Vendemiaire

Neste ultimo capítulo temos no foco da história a primeira Vendemiaire que abriu o 1 capítulo do 1 volume, após anos na loja de um velho vendedor ela é encontrada pelo amigo de Ray, o qual lhe leva até onde o velho Ray se encontra. E finalmente Vendemiaire poderá ter sua tão sonhada liberdade.



Informações Mangá

Vendemiaire no Tsubasa foi publicado de 1995 a 1997 na revista Afternoon (Kodansha).


Comentário

Eu adoro este tipo de história, onde seres até então sem "alma", como bonecos, androides despertam sentimentos, os quais fazem questionarem sua inútil existência e desejar ser humano (Pinóquio). Nem mesmo consigo lembrar de todas com este enredo que já li e nunca enjoou (uma das que mais amo é a do filme A.I. - Inteligência Artificial de Steven Spielberg lançado em 2001.

Mas voltando ao mangá, Vendemiaire no Tsubasa, o achei simplesmente perfeito. O manga-ká conseguiu transmitir através das marionetes diversos tipos de sentimentos e situações que deram a história uma narrativa nova a um enredo não tão novo ou melhor, um enredo já muito explorado por outros artistas. 

Finalizando super recomendo "
Vendemiaire no Tsubasa", assim como outras obras deste manga-ká e em breve relatarei mais uma aqui...

Um abraço a todos e até...

Dica

O mangá pode ser baixado no scan Chrono.



Nenhum comentário:

Postar um comentário