domingo, 3 de maio de 2015

O Túmulo de Vagalumes (HOTARU NO HAKA)

Olá... Boa tarde...

Hoje estou de folga e aproveitando pra pesquisar coisas novas pra assistir... Ontem assisti o primeiro episódio do animê shoujo "Ore Monogatari" e simplesmente amei... 

Bom quanto a postagem de hoje é do clássico do studio Ghibli, um dos meus filmes favoritos... 

Bom tentei evitar ao máximo spoilers, confiram.

Resenha




O filme se inicia com a narração de Seita, anunciando o dia de sua morte. Nesse dia sua alma se reencontra com a alma de sua irmãzinha Setsuko, e juntos percorrem suas tristes
memórias. 

Seita tem 14 anos e sua irmã Setsuko tem apenas 4 anos. O pai, que era da marinha, estava em viagem, e os dois irmãos estavam sendo cuidados apenas pela mãe.

O cenário é de guerra, mais precisamente a Segunda Guerra Mundial. Em meio a bombardeios, pessoas inocentes lutam para tentar sobreviver. A toda hora sirenes de alerta tocam avisando os moradores da cidade a chegada de um novo ataque aéreo.

Durante um dos ataques Seita, levando Setsuko nas costas, não consegue chegar ao abrigo e os irmãos se abrigam em um outro local afastado. Quando tudo se acalma eles voltam. A cidade está totalmente destruída e Seita recebe a notícia de que o abrigo foi bombardeado e que sua mãe está gravemente ferida. Infelizmente a mãe dos meninos não resiste aos ferimentos e vai a óbito, mas Seita resolve polpar Setsuko desse sofrimento dizendo a ela que sua mãe estava no hospital e que quando fosse possível eles a visitariam.

Sozinhos Seita e Setsuko vão morar com uma tia na cidade vizinha, mas a guerra continua. Seita escreve por muitas vezes a seu pai, lhe contando tudo o que estavam passando, porém sem nenhum retorno.

A cada dia que passa a situação no Japão piora. Os ataques não cessam. Comida e outros suprimentos vão se tornando cada vez mais escassos. Consequentemente a convivência com a tia vai ficando insuportável, a comida começa a faltar na casa e, pressionado, Seita resolve sair de lá com sua irmã Setsuko.

Eles vão para um abrigo abandonado que há pouco encontraram, e lá ajeitam seu novo lar. Seita busca, de todas as formas, cuidar e fazer com que sua irmã se sinta bem, uma tarefa nada fácil, pois os dois terão que enfrentar a fome.

O filme relata uma relação de amor fraterno, pura e inocente. Mais do que isso mostra o cotidiano da guerra e seus efeitos na percepção dos dois irmãos. 


Algumas Informações


Hotaru no Haka foi lançado no ano de lançamento 1988, com a direção de Isao Takahata e produção do Studio Ghibli... 

Comentários



"O Tumulo de Vagalume" nos remete a uma reflexão sobre o ser humano, em diversos aspectos. Trás uma gama de pensamentos sob diferentes pontos de vista, mas o que emociona e, com certeza, toca o coração de qualquer pessoa que assista o filme é a relação de Seita e Setsuko diante de toda a dificuldade. O filme envolve o espectador nos dramas dos personagens, é extremamente realista, mostra como é cruel a realidade de uma guerra. Você entende porque uma coisa tão simples como uma caixa de balas pode significar tanto, pois você se sente ali, ao lado dos personagens, sofrendo, chorando e se alegrando junto com eles.

Não sei vocês, mas eu não consegui nem trabalhar direito no outro dia ¬¬. Eu poderia ficar horas escrevendo sobre essa história, mas nenhum texto, por mais perfeito que seja, substitui a experiência de assisti-la.

Dica


Faça o download no site Anbient

Nenhum comentário:

Postar um comentário