sábado, 28 de março de 2015

Mangá Vídeo Girl Ai

Manga-ká: Masakazu Katsura

Boa noite a todos!!

Hoje estou passando rapidinho pra mais uma review, esta do meu mangá favorito no estilo shounen e echii (na verdade um dos únicos)... 

Bom gosto muito das obras do Masakazu e espero muito em breve postar outros reviews dele aqui... Espero que todos gostem... 


Review



Youta Moteuchi em seus 16 anos nunca teve uma namorada e sempre levou o fora de todas as garotas pelas quais se interessou, o que fez com que ele se tornasse um rapaz
introvertido, seguidor fiel de manuais que ensinam como se relacionar com as garotas.
Como se não bastasse seu azar no amor ele acaba sendo apelidado de Motenai (trocadilho com seu nome que significa "não popular").

Mas mesmo após tantas desilusões Youta tem um forte sentimento por Moemi, uma garota muito meiga que estuda no mesmo colégio que ele. O problema é que ele não tem coragem de se declarar a ela, somente quem sabe de seus sentimentos é o seu melhor amigo Takashi Niimai, que ao contrário de Youta é muito popular com as garotas.

Finalmente Youta está disposto a se declarar a Moemi. Ele veste uma roupa recomendada por seu manual e vai até o local onde Moemi trabalha (uma lanchonete), mas nem se quer consegue entrar. É quando Takashi o encontra e resolve dar uma força a seu amigo. Eles saem para um encontro. Takashi faz com que Youta e Moemi fiquem sozinhos.

Moemi, sem saber dos sentimentos de Youta dá dicas da pessoa a qual ela gosta. Youta percebe que ela está se referindo ao seu melhor amigo Takashi, ficando mais uma vez desiludido. Mesmo assim ele diz para que Moemi não desista e lute pelo seu amor. Inusitadamente Takashi aparece e Moemi cria coragem para se declarar, mas para infelicidade da garota ele simplesmente responde seco: -Lamento... É que você não é o meu tipo.

Youta, muito machucado por ter levado mais um fora, esquece seus sentimentos se importando apenas com a dor de Moemi. E assim no seu caminho ele encontra uma misteriosa locadora chamada Gokuraku (paraíso). Nas prateleiras ele encontra uma fita VHS com uma linda garota de cabelos curtos na capa com o título "Vou Te Confortar" e com a sinopse "Amável e carinhosa, Ai é uma doce jovem de 16 anos". Ele logo pensa estar em uma sessão pornô, é quando um senhor aparece para atendê-lo. O senhor diz que ele é o terceiro cliente da locadora, isso por que somente rapazes que tivessem o coração puro poderiam vê-la.

Quando Youta chega em casa ele começa a assistir o vídeo. A garota da capa diz palavras que o consolam, e mesmo sabendo que era apenas um vídeo ele deseja de todo o seu coração que Ai o confortasse. De repente uma luz envolve o quarto lhe dando uma sensação aconchegante. E assim como mágica a garota começa a sair da tela da televisão.
Youta fica muito feliz e, embora surpreso, não acredita no que aconteceu. Ele fica apenas observando a garota deitada, aparentemente dormindo. Ai abriu seus olhos, mas não estava nem um pouco contente, pois Youta havia passado a fita em um vídeo quebrado, fazendo com que sua saída fosse dolorosa e afetasse seu corpo (seus seios ficaram menores e sua voz menos delicada).

A garota do vídeo se chama Ai Amano e a princípio seu objetivo é confortar Youta. Ela diz ser uma vídeo girl e que seu tempo é curto (um mês) até que a fita acabe (e quando isso acontecer ela desaparece). Mas para que ela fique em segurança o vídeo não pode ser desligado ou rebobinado. E assim Youta não é mais um cara sozinho e Ai passa a confortá-lo, aconselhá-lo e dar força para que ele conquiste o seu grande amor Moemi.

Além de seus seios ficaram menores, sua voz e seu jeito menos delicados, Ai também perde seus dotes culinários. Mas esses não foram os únicos defeitos que ela adquiriu ao sair de um vídeo quebrado. O que acontecerá quando as pessoas que a criaram descobrirem que ela é uma vídeo girl defeituosa.

Isso tudo acontece apenas em um volume. As coisas acontecem muito rápido no mangá e pode se dizer que o mangá é dividido em algumas fases, nas quais Youta aos poucos (bem aos poucos, marcha lenta este garoto) vai mudando, superando seus traumas devido aos foras e aprendendo a lidar melhor com as garotas. Novos personagens são introduzidos na história e seus sentimentos também são aprofundados.

Além disso não é spoiler nenhum dizer que o sentimento de Youta por Ai também muda aos poucos. O problema é que ele demora muito para admitir isso e mesmo depois de admitir acaba resolvendo esquecer já que Ai é apenas uma Video Girl.


Informações

Video Girl Ai é de autoria do manga-ká Masakazu Katsura e foi publicado no período de 1990 á 1993 na revista Shonen Jump (casa de diversos shonens mangá famosos como: Death Note, Dragon Ball, One Piace) totalizando 15 tankobons. Os 13 primeiros contam a história da Vídeo Girl Ai Amano, os dois últimos da Vídeo girl Len Momono e ainda trazendo no último volume uma história extra (one-shot) de uma nova vídeo girl chamada Haruno. Video Girl Len foi publicado 2 anos depois de vídeo girl Ai ter acabado, mas mesmo que a história retrate uma nova vídeo girl não deixa de ser uma continuação de Vídeo Girl Ai (mas isso vocês verão na postagem de amanhã^^).

Em 1991 foi lançado um filme live action dando vida aos personagens do mangá.

Já em 1992 foi lançado um OVA dividido em 6 partes pela Jump Video (mais detalhes dos OVAs mais a frente no post^^).
No Brasil o mangá foi publicado no formato meio tankobon pela editora JBC, no total de 30 
volumes.

Abaixo algumas imagens do live action de Vídeo Girl Ai.




Personagens


Youta Moteuchi

Um estudante normal de 16 anos que, como quase todo garoto, sonha em ter uma bela namorada com a qual dividirá sua vida. Mas ele não tem muita sorte com as garotas levando sempre um fora, o que causou algumas feridas em seu coração. Os grandes "defeitos" de Youta são: ele pensa demais nos outros se esquecendo muitas vezes de seus sentimentos e vontades; e que ele não resiste (não consegue falar não) a uma garota bonita. Youta sonha em se tornar um grande artista de livros ilustrados infantis.

Ai Amano

Criada com a única finalidade de ser uma vídeo girl, para ajudar os rapazes com problemas amorosos. Porém quando Youta reproduziu a fita em um vídeo quebrado lhe causou alguns “defeitos”. Ai é muito brincalhona, sempre está de bem com a vida, o que faz com que sua presença seja marcante não só na vida de Youta, mas sim para todos aqueles que estão ao seu redor.


Moemi Hayakawa

Moemi é uma garota muito gentil, delicada, ótima em afazeres domésticos. Ela é apaixonada por Takashi, o popular amigo de Youta. No fim do mangá ela surpreende muito, provando que uma mulher apaixonada é mesmo disposta a tudo (fiquei até com medo º_º).


Takashi Niimai

O melhor amigo de Youta e que, diferente de Youta Takashi é muito popular com as garotas, mas parece não sentir nada por nenhuma delas. Ele sempre tenta ajudar Youta a se declarar para Moemi. Quando Moemi se declarou ele a dispensou imediatamente com frieza. 



Nobuko Nizaki

Ela é uma menina muito doce e carinhosa. Insistiu para que seus pais a transferisse para escola de Youta, pois já gostava dele a um tempo. Ela tenta de todas as maneiras conquistar o rapaz.




Natsumi

Quando muito pequena ela era a amiguinha de infância de Youta até se mudar. Eles se reencontram quando ela volta para Tóquio à procura de seu namorado. Ela tem uma personalidade muito forte e decidida, ajuda Youta diversas vezes. É a única humana tirando o Youta que sabe que Ai é uma vídeo girl. 



Vovô

Este é o simpático atendente da locadora Gokuhaku. No decorrer da trama sua presença se torna muito importante para que Ai e Youta possam ficarem juntos. Ele não se importa de dar a própria vida pela felicidade de Ai.




Louleck

Criador das vídeo girls, não há muito o que falar dele, somente que não acredita no amor e fará de tudo para que Ai e Youta não fiquem juntos. Ele não aceita que Ai seja uma vídeo girl defeituosa e tenha um sentimento como o amor.



Video Girl Mai Kamio

Louleck a criou e deu a ela a missão de apagar Ai. Mai é uma vídeo girl perfeita, livre de qualquer sentimento humano como amor ou compaixão.





Naoto Matsui

Um dos garotos que estuda com Youta. Ele está apaixonado pela Nobuko e está decidido a conquistá-la custe o que custar. Se aproveita de uma pequena briga entre Nobuko e Youta para se declarar. Finge ser um garoto tímido, mas na verdade é cheio de más intenções. Foi para ele que Louleck entregou a fita da Mai, mesmo sabendo que ele não era digno de tê-la (não tem o coração puro).



Ova



O OVA como já disse é dividido em 6 episódios que narram os acontecimentos do mangá 1 e a metade do mangá 3 (e algumas partes do mangá 2). Isso na edição japonesa, aqui seriam os acontecimentos dos volumes 1,2 e 5 (algumas partes dos volumes 3 e 4, espero que dê para entender^^). No OVA não chegamos a conhecer muitos personagens, na verdade a história do OVA gira em torno apenas de Youta, Ai, Moemi e Takashi, mas o character designer dos personagens ficou muito fiel ao mangá. O que posso dizer com toda certeza é que quando você termina o último episódio fica com aquele gostinho de quero mais, o que só piora quando você lê o mangá inteiro e fica pensando porque não fizeram o restante do mangá em versão animê.

Comentário


Uma vez quando perguntei a um colega se ele acreditava que veríamos novas obras do mangaká Masakazu Katsura no Brasil ele me respondeu que achava quase impossível. Ele disse que possivelmente o mangá não tinha sido muito bem recebido pelos fãs brasileiros. Por muito tempo me perguntei por que, mas hoje me lembrei que a primeira vez que vi Video Girl Ai em uma banca de jornal, não gostei do traço, eu gostava de mangás com olhos enormes e o traço do Masakazu é mais realista vamos dizer. Além de gostar de olhos grandes lembro que achei a capa do mangá pouco atrativa (aqui que entra o famoso ditado da vovó: Não julgue um livro pela capa^^).


Mas um dia eu fui a um encontro de um extinto fã clube de animês no qual eu era membro. Lembro que eles disseram que iriam exibir um animê de 6 episódios, perguntei qual era e um amigo me disse que se chamava Video Girl Ai. Eu não liguei o nome ao boi e perguntei do que se tratava, ele resumiu com um: Hah, é de uma menina que sai da televisão.

Eu pensei que iria dormir como sempre fazia quando eles passavam as batalhas intermináveis do Cavaleiros do Zodíaco, só para arrebatar novos membros para o fã clube. Para resumir vi muito marmanjão chorando naquele dia. Sim rios de lágrimas no último episódio de Video Girl Ai;

Resultado: depois que sai da biblioteca, onde eram exibidos animês aos sábados, desci até a banca de jornal da praça e comprei meu primeiro exemplar de Vídeo Girl Ai o volume 6.
Bom logo mais vou postar aqui a review de Vídeo Girl Len uma “continuação” mas centralizada em outro casal...

Até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário